IBNequinho

O IBNequinho é a seção infantil, de caráter multidisciplinar, do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). A proposta de sua criação aconteceu durante a III Reunião Anual do IBNeC, em Florianópolis no ano de 2012. Paulatinamente constatou-se que ao longo das Reuniões Anuais do IBNeC foi crescendo o número de trabalhos, mesas redondas e conferências abordando a infância e a adolescência. Tal constatação levou a diretoria do IBNeC a propor fórum de discussão específico para as questões relativas a esta fase do desenvolvimento.

O objetivo maior do IBNequinho é minimizar a fragmentação do conhecimento nas áreas de intersecção entre a Psicologia e as Neurociências, congregando conhecimentos científicos entre pesquisadores, profissionais e estudantes com interesse comum nos processos de desenvolvimento e aprendizagem na infância e adolescência. Objetiva ainda realizar encontros bianuais que fomentem a transposição do conhecimento acadêmico produzido pela Neuropsicologia Infantil do país em práticas pedagógicas e políticas públicas relevantes. O IBNequinho estrutura-se sob os seguintes eixos norteadores:
(a) desenvolvimento de metodologias inovadoras na avaliação do desenvolvimento infantil que considerem aspectos neuropsicológicos, socioculturais e afetivo-emocionais;
(b) intervenção clinica e/ou práticas pedagógicas fundamentadas em evidência científica que contribuam para o incremento da qualidade de vida, métodos de ensino-aprendizagem, interação social e autoestima de crianças com transtornos do desenvolvimento e;
(c) proposição de políticas públicas em consonância com as especificidades do desenvolvimento de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais.

Uma viagem pelo cérebro!

A educação é um pilar fundamental de toda sociedade e assunto presente em todas as agendas governamentais. O IBNeC sabe que a educação está intimamente ligada a aspectos sócioeconômicos (Ferguson, Bovaird & Mueller, 2007) e que várias intervenções podem servir como equalizadores desta situação, principalmente se conseguirem também atingir os familiares (Van Voorhis, Maier, Epstein & Lloyd, 2013). Em atenção à educação e cultura de nossas crianças, o IBNeC promove em todo encontro que realiza atividades específicas que integram pesquiasdores, professores, familiares e alunos das primeiras séries do ensino fundamental. O programa "Uma viagem pelo cérebro" é uma iniciativa de intervenção multimodal focada em difundir o conhecimento sobre ciência de uma maneira lúdica, criativa e divertida. Todos os anos, nossa equipe entra em contato com colégios e escolas públicas das cidades por onde passa e convida a todos a participarem desta atividade. Os resultados são consistentes: mais de 100 crianças já passaram pela iniciativa! Isso nos gratifica e conforta, pois sabemos que educar crianças significa contribuir para melhorar o futuro!

O IBNeC também é um órgão que representa os interesses de neuropsicólogos e neurocientistas comportamentais junto às agências de fomento à pesquisa e entidades responsáveis pela avaliação de produtividade científica em nosso país. Finalmente, o IBNeC tem o propósito de ocupar espaços junto a outras sociedades científicas bem como nos conselhos que regulamentam a profissão da psicologia no Brasil.